O TP5 foi o estudo mais apaixonante para mim e creio, pelos depoimentos, que também foi para os cursistas e para os alunos, pois trabalhamos muitas dinâmicas, atividades lúdicas, prazerosas e, o mais importante, significativas. Esse TP aborda a Estilística, como se constrói o estilo; a Coerência – que é a continuidade de sentidos, como se constrói essa coerência e as partes do todo; a Coesão Textual com suas marcas, os elos coesivos e a progressão textual; e as relações lógicas de temporalidade, identidade, de negação, de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos.
O vídeo “Abraço salvador de vidas” mostrou a importância da harmonia nas nossas vidas e, consequentemente, do quanto é essencial um abraço para que as coisas se tornem melhores, depois nos abraçamos desejando força uns aos outros.
Durante o estudo com o TP5, fizemos uma leitura compartilhada do texto “Cada um é cada um” onde discutimos a forma diferenciada de cada pessoa narrar o mesmo gol, ou seja, cada ser tem o seu estilo; e respondemos algumas atividades orais, outras escritas; lemos e debatemos trechos importantes e uma das atividades feitas foi a proposta lúdica e didática do “Indo à sala de aula” onde coloquei os cursistas em círculo, deixei-os ouvir por alguns minutos uma música instrumental e pedi-lhes para escrever, em uma folha de papel, uma frase sob estímulo dessa música; depois de um minuto, parava o som e eles entregavam a folha para o colega da direita que continuava a frase que recebeu durante o toque da música; assim continuei fazendo o mesmo procedimento até ter uma extensão de parágrafo razoável escrito por diversos cursistas; em seguida, fizeram a leitura em voz alta e mostrei como cada um de nós decifra marcas ou pistas de informações que vão compondo o texto (saíram textos muito engraçados e interessantes).
O vídeo “Abraço salvador de vidas” mostrou a importância da harmonia nas nossas vidas e, consequentemente, do quanto é essencial um abraço para que as coisas se tornem melhores, depois nos abraçamos desejando força uns aos outros.
Durante o estudo com o TP5, fizemos uma leitura compartilhada do texto “Cada um é cada um” onde discutimos a forma diferenciada de cada pessoa narrar o mesmo gol, ou seja, cada ser tem o seu estilo; e respondemos algumas atividades orais, outras escritas; lemos e debatemos trechos importantes e uma das atividades feitas foi a proposta lúdica e didática do “Indo à sala de aula” onde coloquei os cursistas em círculo, deixei-os ouvir por alguns minutos uma música instrumental e pedi-lhes para escrever, em uma folha de papel, uma frase sob estímulo dessa música; depois de um minuto, parava o som e eles entregavam a folha para o colega da direita que continuava a frase que recebeu durante o toque da música; assim continuei fazendo o mesmo procedimento até ter uma extensão de parágrafo razoável escrito por diversos cursistas; em seguida, fizeram a leitura em voz alta e mostrei como cada um de nós decifra marcas ou pistas de informações que vão compondo o texto (saíram textos muito engraçados e interessantes).
Outra proposta interessante foi a leitura e debate sobre o texto “Circuito fechado”, onde os professores tentaram descobrir de qual profissional se tratava o texto e se havia coerência e/ou coesão, depois pedi que produzissem um texto com a mesma estrutura – sem elos coesivos, mas coerente.

ATIVIDADE DA PROFESSORA CURSISTA AURICÉLIA BORGES DE MORAES

ATIVIDADE DA ALUNA GLÉCIA GOMES DE LIMA
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Nessa atividade da aluna Glécia, observa-se a compreensão do assunto – Coerência e Coesão – uma vez que conseguiu produzir um texto não coeso, porém coerente.
Foi feita também a dinâmica de Coerência textual com as figuras onde os cursistas só pegavam as imagens na hora de dar continuidade ao texto do colega ao lado – foi super proveitoso, engraçado, fez com que nos colocássemos no lugar dos alunos e refletirmos acerca da importância de planejar para nossos discentes atividades que possam instigá-los a construírem o próprio conhecimento e essa foi uma delas por fazer com que eles produzam e analisem se estão sendo coerentes ou não, além de observarem as outras produções; tanto os docentes como os alunos gostaram demais. Parte do nosso alunado se refere às sugestões do GESTAR II como “brincadeiras na aula”, porque as aulas estão sendo tão gostosas que estão aprendendo sem até perceberem talvez.
DINÂMICA DE COERÊNCIA COM OS ALUNOS DA ZONA RURAL
Nessa dinâmica, segundo a professora Josélia Tavares, a maioria dos alunos também conseguiram produzir bons textos orais, interessantes e o mais importante, coerentes que era o objetivo da atividade, sem falar na criatividade para elaborar a história.
Passei também o vídeo da “Mímica da música Fico assim sem você, da Adriana Calcanhoto mostrando que é possível trabalhar Coerência com mímicas criadas a partir de músicas – é com certeza algo que vai atrair demais os alunos.
A Oficina 9 foi trabalhada em grupo onde discutiram em detalhe como a coerência textual estava construída no anúncio a partir da articulação entre informações do texto e experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto; relacionaram os sentidos construídos pela linguagem verbal e pela não-verbal; associaram as análises aos conceitos e classificações desenvolvidos no decorrer das atividades propostas; para finalizar, registraram o resumo das observações do grupo em papel-madeira onde comparamos, somamos as contribuições e aprofundamos as análises. Essa oficina foi considerada um pouco complexa pelos professores, mas conseguiram desenvolver.
PROFESSORES CURSISTAS REALIZANDO A OFICINA

PLANOS DE AULA DA OFICINA 9 ELABORADOS PELOS CURSISTAS
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A dinâmica em grupo com as figuras para a construção de texto oral com coerência foi repetida só que acrescentando os conectivos e pudemos trabalhar os elos coesivos, cadeia coesiva, tipos de coesão – a referencial (exofórica e endofórica: anafórica e catafórica) e a seqüencial; foi maravilhoso, super descontraído e os cursistas e os alunos gostaram da novidade.
DINÂMICA DE COERÊNCIA E COESÃO COM OS ALUNOS DA ZONA RURAL
AVANÇANDO NA PRÁTICA FEITO PELAS PROFESSORAS CURSISTAS
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A Oficina 10, feita em grupo, foi a análise de um anúncio criado a partir de uma frase negativa aliada a informações sobre o produto; a seguir, produziram um texto com linguagem verbal e não-verbal explorando recursos visuais e linguísticos que conduzissem a construção de efeitos de sentido, mas que não explicitassem todas as informações criando um suspense, também utilizando a relação lógica de negação. Cada grupo fez a apresentação de seu texto para a classe e todos opinaram sobre a construção das significações e seus efeitos no poder de convencimento atingido.
PROFESSORES CURSISTAS REALIZANDO A OFICINA
APRESENTAÇÃO DAS OFICINAS PELOS CURSISTAS
OFICINA FEITA PELAS PROFESSORAS CURSISTAS
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OFICINA FEITA PELOS ALUNOS
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PROFESSORES CURSISTAS ELABORANDO OS PROJETOS
PLANO DE AULA DE UM AVANÇANDO NA PRÁTICA ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DE UM TEXTO

AVANÇANDO NA PRÁTICA FEITO PELOS ALUNOS


Observa-se nessa atividade, a compreensão pelos discentes do conceito de Coerência e Coesão uma vez que conseguiram produzir um texto com lógica e utilizando os elos coesivos adequados, apesar da presença de erros ortográficos e de pontuação - problema que está sendo trabalhado com muito mais cuidado a partir do GESTAR II.
ATIVIDADE DO AAA5 DA UNIDADE ESCOLAR FRANCISCO TEIXEIRA DE
SOCORRO DO PIAUÍ


Adorei suas atividades de coerência e coesão. Muito criativas! Sem dúvida alguma as tomarei como exemplo em minhas aulas. Obrigado por publicar isso em um blog, pouca gente tem tanta disposição para fazer algo diferente.
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