O TP1 aborda as Variantes linguísticas – dialetos e registros - e desfaz os equívocos quando se trata desse assunto com o intuito de se respeitar as diversas expressões da linguagem do povo; além de colocar o Texto como centro das experiências no ensino da língua, trabalhando o conceito de texto, o porquê de se trabalhar com textos e os pactos de leitura; e também as várias formas de Intertextualidade e o ponto de vista. Os vídeos sobre variedades linguísticas e o texto de Chico de Bento foram essenciais para as discussões e análises.
Iniciei os encontros com o vídeo “Segredo da vida” para a reflexão da importância de se cultivar o nosso lado positivo e o das pessoas e que sempre devemos aproveitar as boas oportunidades como essa do GESTAR II de aprimorar os conhecimentos. Fiz a leitura do texto “O catador de pensamentos” e depois discutimos a relevância de estarmos propagando nas nossas escolas as novas práticas pedagógicas sugeridas pelo programa que tem gradativamente transformado a realidade de nossa sala de aula.
Iniciei os encontros com o vídeo “Segredo da vida” para a reflexão da importância de se cultivar o nosso lado positivo e o das pessoas e que sempre devemos aproveitar as boas oportunidades como essa do GESTAR II de aprimorar os conhecimentos. Fiz a leitura do texto “O catador de pensamentos” e depois discutimos a relevância de estarmos propagando nas nossas escolas as novas práticas pedagógicas sugeridas pelo programa que tem gradativamente transformado a realidade de nossa sala de aula.

LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO “O ORADOR DA TURMA”, DE MAURÍCIO DE SOUSA
A Oficina 1 foi realizada em grupo, onde trabalhou-se o texto “A outra senhora” através de um estudo do texto baseado em leituras, discussões e resolução das questões propostas levando em consideração os temas dialetos e registros; escolheram um relator que apresentou as exposições do grupo. Nessa atividade, os professores sentiram dificuldade para responder as perguntas, mas com as debates as dúvidas foram sanadas.
PROFESSORES REALIZANDO A OFICINA 1
PROFESSORAS DE SIMPLÍCIO MENDES APRESENTANDO A OFICINA 1
OFICINA 1 FEITA PELAS CURSISTAS DE PAES LANDIM


As Unidades 3 e 4 que abordam o texto como centro das experiências no ensino da língua discutindo sobre o conceito de texto, o porquê de se trabalhar com textos e os pactos de leitura feitos, implicitamente, entre locutor e interlocutor; e também a Intertextualidade – o diálogo entre textos que já foi discutido no TP3, as suas várias formas (pastiche, paráfrase, paródia, referência, citação, alusão) e o ponto de vista foram explanadas através de slides, de resolução de atividades e Avançando na prática.
PRODUÇÃO DE PARÓDIAS PELOS ALUNOS


PROFESSORES REALIZANDO A OFICINA 2
PROFESSORES APRESENTANDO A OFICINA

OFICINA 2 FEITA PELOS CURSISTAS


OFICINA REALIZADA PELOS ALUNOS


AVANÇANDO NA PRÁTICA FEITO PELOS ALUNOS SOBRE GÍRIAS

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DA 7ª SÉRIE “A”
UNIDADE ESCOLAR NOEME MADEIRA MOURA FÉ


O estudo do TP1 foi muito bom, porque além de conscientizar nossos alunos do respeito que devemos ter aos vários dialetos, passaram também a conhecer e compreender os diversos tipos; outro aspecto relevante foi o trabalho com texto por ser o centro das experiências no ensino da língua e a oportunidade de estabelecer o diálogo entre textos – a Intertextualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário