quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Os sentidos da Gramática e as formas e a função da Arte

O TP2 trabalha os vários tipos de gramática: interna, descritiva e normativa e seus respectivos ensinos, propiciando de início uma discussão sobre o conceito de Gramática; aborda também a frase e as várias possibilidades de organização da frase e do período; as formas, funções, classificação e características da Arte as características da Linguagem figurada. O vídeo “A mulher do piolho”, de Ariano Suassuna foi de extrema importância para o debate sobre o resgate e valorização da cultura brasileira, da nossa Arte. Inicialmente, foram passados slides com uma Mensagem para amigos mostrando a importância das amizades e motivando os cursistas para essa jornada de estudo que é, ao mesmo tempo, cansativa, mas gratificante; prosseguindo os docentes socializaram as atividades e oficinas do TP1 realizadas com os seus alunos, enfatizando as dificuldades e os avanços. O TP2 foi trabalhado de forma diferente através de um seminário em grupo onde foi feito o sorteio das 4 unidades: 5 – Gramática: seus vários sentidos; 6 – A fase e sua organização; 7 – A arte: formas e funções; e 8 – Linguagem figurada para 4 grupos os quais discutiram o teor de cada assunto e analisaram os Avançando na prática e as outras atividades. Os grupos leram os assuntos, debateram, fizeram reflexões sobre as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de Língua Portuguesa fazendo uma relação com os tipos de gramática além de escolherem de cada unidade o Avançando na prática de que mais gostaram; depois organizaram um pequeno seminário onde cada componente explanou um pouco os conteúdos e o grupo comentou os Avançando na prática destacando o mais pertinente à sua sala de aula. Resolvi utilizar essa metodologia – diferente das demais adotadas por mim – para avaliar a leitura do TP e o estudo que os professores têm feito em casa e percebi que funcionou, já que os mesmos leram, debateram e explicaram muito bem.


CURSISTAS FAZENDO O ESTUDO DO TP2 PARA A REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS



APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS PELOS CURSISTAS







Depois dessa exposição, foi realizada a Oficina 3 onde, em grupo, os docentes escolheram um dos textos propostos – “A menina e o vento” e o poema “Quatro” – discutiram e planejaram uma atividade de interpretação e de produção de texto; em seguida, uma de análise lingüística onde estiveram atentos para escolherem algo significativo e que tivesse uma boa exemplificação em um ou nos dois textos. Para finalizar, apresentaram as conclusões para os demais grupos e fizeram a avaliação da oficina e do encontro no geral.
OFICINA 3 FEITA PELOS CURSISTAS





Depois passei a mensagem “Quando digo DEUS” refletindo sobre a importância de colocarmos Deus em primeiro lugar na nossa vida, pois somente Ele pode nos dar o amor verdadeiro e fazer com que gostemos das pessoas e apostemos na sua capacidade como forma de motivação. Houve a socialização dos Avançando na prática e outras atividades feitas pelos discentes.
Fizemos a leitura e a discussão dos Importantes e dos Resumindo, resolvemos então alguns Avançando na prática como a proposta de desenvolvimento de atividades de ensino produtivo, descritivo e prescritivo baseadas no texto de Ivan Ângelo. Essa atividade foi muito elogiada pelos professores que prometeram realizar com seus alunos por retratar um tipo de aluno comum em nossas salas de aula. Prosseguindo, a turma foi dividida em três grupos para a realização da Oficina 4 onde interpretaram a charge de Quino observando a figura de linguagem privilegiada nela e responderam algumas perguntas sobre a mesma; fizeram também um bilhete, dirigido ao patrão, comentando sua atitude onde alguns optaram por uma argumentação contra ela e outros por um comentário irônico em torno da mesma; depois apresentaram para o grupo maior as respostas às perguntas, outros pontos importantes e leram as produções textuais.
OFICINA 4 FEITA PELOS CURSISTAS






OFICINA 4 FEITA PELOS ALUNOS

PRODUÇÃO DE POESIA PELOS ALUNOS





AVANÇANDO NA PRÁTICA FEITO PELOS ALUNOS


PRODUÇÃO DE TEXTO INSTRUCIONAL COM BASE NA
UNIDADE 6: A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO
Com base no estudo desse TP, os professores elaboraram várias atividades sobre as formas e funções da arte e acerca da Linguagem figurada.
ATIVIDADE SOBRE A POESIA “LIXO” REALIZADA PELOS ALUNOS


PRODUÇÃO DE POESIA SOBRE SIMPLÍCIO MENDES PELOS ALUNOS


PESQUISA ACERCA DA BIOGRAFIA DE POETAS DA LITERATURA BRASILEIRA E PRODUÇÃO TEXTUAL PELOS ALUNOS
Observamos que os alunos que não produziam nada passaram a produzir e os que já produziam, melhoraram e muito. Tudo isso graças às novas práticas pedagógicas do Programa GESTAR II. Isso é que é gratificante - os bons frutos de um trabalho árduo como esse.
Concluímos o TP2 com a avaliação dos cursistas sobre as oficinas, explicações e condução da Formadora, atuação do grupo, tempo, espaço, etc. e com a dinâmica “Bingo dos sonhos” onde dois jarros de flores foram sorteados.
DINÂMICA BINGO DOS SONHOS

O trabalho com o TP2 foi essencial e muito, mas muito gratificante, pois colocamos nossos alunos em contato com vários tipos de arte e descobrimos verdadeiros artistas escondidos tanto nas escolas da zona urbana quanto nas da zona rural. Foi simplesmente surpreendente, temos cantores, poetas, poetisas, dançarinas, atores e atrizes que estavam esperando essa oportunidade que o GESTAR II trouxe e que nunca mais irão esquecer, porque a partir desse ponto de partida nossos queridos alunos irão muito além do que nós, professores, solicitarmos. Outro ponto importante foi o estudo sobre os tipos de gramática e seus respectivos ensinos por ter-nos tirado muitas dúvidas e ter-nos orientado acerca de como realizar, conscientemente, atividades objetivando cada tipo de gramática e ensino. Além de tudo isso, algo muito interessante aconteceu: pudemos através dos projetos desse programa dar oportunidades iguais aos nossos discentes da zona rural, às vezes tão esquecidos, e tenho que revelar – até bastante emocionada – que as maiores descobertas de talentos aconteceram justamente nas escolas da zona rural e naquelas em que não se realizavam eventualmente projetos interdisciplinares.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário