sábado, 14 de novembro de 2009

O Processo de Produção Textual

O TP6 discute a construção e a qualidade da argumentação; o planejamento, a escrita, a revisão e a edição no processo de produção textual; e o trabalho com a Literatura para adolescentes em sala de aula destacando a qualidade literária e as boas formas de explorar a literatura na escola com brilhantes depoimentos de experiência de trabalhos dessa natureza que deram muito certo.
Esse TP teve início como vídeo “Esquadros I” com base na música de Adriana Calcanhoto refletindo sobre a amizade, a esperança e a solidão; passei os slides “Escola de vidro” e debatemos acerca dos vários tipos de escola e de professores e, em seguida, li o poema “Para Lia, para Raquel”, de Carlos Drummond de Andrade. Apresentei também os slides da música “Caderno”, de Touquinho fazendo uma análise da importância dos estudos e, consequentemente, do caderno na nossa vida. Como primeira atividade do TP6, fiz um exercício oral extra – a dinâmica do Jogo dos argumentos onde os professores tiveram que vender coisas absurdas como: um pacote de leite furado, uma escova seminova, um dente de leite encontrado no quintal de Elvis Presley, um terreno na Lua, um cheque sem fundo, um bilhete de loteria não premiado e a metade de uma nota de R$ 100,00. Esse exercício foi excelente, pois tiveram que usar muita criatividade para nos convencer a comprar esses produtos. Debatemos acerca do tema “Argumentação e linguagem” através de slides, discutindo como se constrói a argumentação, analisando a tese e seus argumentos e quando uma argumentação é considerada de qualidade; depois passei os vídeos publicitários das Havaianas e Skol e as charges “Paradoxos escolares”, “Impostos” e “No Brasil das crianças”.



ATIVIDADE DE ARGUMENTAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS






Apesar dos erros ortográficos, a professora cursista Mauricéia da cidade de Paes Landim, observou-se que a maior parte dos alunos apreendeu a construção da argumentação e o que mais surpreendeu a mesma foi a criatividade na elaboração dos argumentos para a venda dos produtos. Foi um trabalho de inteira importância. Os cursistas realizaram o Avançando na prática que pede a elaboração e apresentação de textos argumentativos baseados nas teses: 1. Saúde é qualidade de vida, 2. Quando valorizamos a saúde, valorizamos as pessoas, 3. Cuidar da saúde é uma forma de amor e 4. Saúde e meio ambiente sendo que houve um sorteio dos gêneros (esquete teatral, texto opinativo, discurso público e cartaz instrucional) a serem utilizados para convencer os interlocutores a respeito da validade e importância de sua tese; o trabalho foi simplesmente maravilhoso.


AVANÇANDO NA PRÁTICA FEITO PELOS DOCENTES


CARTAZ INSTRUCIONAL



DISCURSO PÚBLICO




ESQUETE TEATRAL



CARTAZ INSTRUCIONAL



ESQUETE TEATRAL



APRESENTAÇÃO DA ESQUETE TEATRAL COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA FORMADORA CLÊNIA MARIA COMO NARRADORA










AVANÇANDO NA PRÁTICA REALIZADO PELOS DISCENTES


A abordagem sobre as estratégias de planejamento e escrita, de revisão e edição no processo de produção textual, gerou um pouco de polêmica já que os professores acham muito difícil realizar atividades de produção quanto mais passando cuidadosamente por todas essas etapas. Mas o importante é que com as exposições, discussões e resoluções das atividades em conjunto, a maioria reconheceu a importância e a grande necessidade de realizar essa prática com nossos discentes para que possam desenvolver sua competência escritora. Enfatizei a sugestão do programa que é fazer uma legenda com itens para correção dos textos, fazer uma devolutiva e realmente apontar as falhas dos alunos e sugerir-lhes formas de correção.


ATIVIDADE DO AAA6 FEITA PELOS ALUNOS





Os professores realizaram então a Oficina 11 sob a minha orientação, onde em grupo leram o trecho da crônica “Espírito carnavalesco”, de Moacyr Scliar, publicado em “O imaginário cotidiano”, discutiram e desenvolveram o fechamento do texto sendo que um dos colegas anotava todos os elementos de planejamento e revisão que ocorreram durante a escrita do restante do texto. Os grupos fizeram a leitura dos textos produzidos e apresentaram as anotações sobre os procedimentos e tomadas de decisões ocorridas durante a escrita. Dando prosseguimento à atividade, elaboraram um planejamento sobre a utilização desse texto em sala de aula destacando os procedimentos e analisando as estratégias identificadas durante a escrita do grupo e apresentaram para os colegas.

OFICINA 11 – TEXTO “ESPÍRITO CARNAVALESCO” REALIZADA PELOS CURSISTAS

Espírito Carnavalesco
“Ensaios da escola de samba Mocidade Alegre atrapalham sono de moradores
da região.”
Cotidiano, 29 jan. 2001
Cansado, ele dormia a sono solto, quando foi bruscamente despertado pela
esposa, que o sacudia violentamente.
– Que aconteceu? – resmungou ele, ainda de olhos fechados.
– Não posso dormir. – queixou-se ela.
– Não pode dormir? E por quê?
– Por causa do barulho – ela, irritada: - Será possível que você não ouça?
Ele prestou atenção. De fato, havia barulho. O barulho de uma escola de
sambas ensaiando para o carnaval: pandeiros, tamborins… Não escutara antes por
causa do sono pesado. O que não era o caso da mulher. Ela exigia providências.
– Mas o que quer você que eu faça? perguntou e, agora, também irritado.
– Quero que você vá lá e mande eles pararem com esse barulho.
O marido aborrecido desceu as escadas correndo, atravessou a rua apenas vestido com uma sunga. Saíra tão apressado que nem percebera.
-Estou aqui para saber que barulho é esse?
Em seguida chega a mulher e fica ao seu lado.
O marido disse: é mulher, já que a escola de samba Mocidade Alegre é obrigatório ganhar este ano vamos participar do ensaio e nos divertir juntos com ele.
E ambos caíram na folia até o dia amanhecer.

COMPONENTES:
Josélia Moreira
Lúcia de Fátima
Maria Edilene
Iolanda Araújo
Delvita Alves
OFICINA 11 – TEXTO “ESPÍRITO CARNAVALESCO” REALIZADA PELOS ALUNOS
Nessa atividade, observa-se que as alunas foram criativas na continuação da história de forma coerente, porém não obedeceram às margens e cometeram erros de pontuação e ortografia.
Acompanhamos os slides “Atividade sem a participação dos alunos” para repensarmos acerca de como estamos planejando nossas aulas e se as mesmas permitem que nossos discentes participem do processo de ensino-aprendizagem. Depois lancei para os cursistas a pergunta norteadora da unidade – Qual a sua experiência com literatura e adolescentes? Alguns, mesmo tímidos, deram seu depoimento bastante positivo. Depois houve a explanação sobre a Literatura para adolescentes destacando a relação entre adolescentes, leitura e professores; sobre a relevância da qualidade literária no livro para essa faixa etária; e discutido acerca das boas formas de explorar a literatura na ambiente escolar onde sugeri que planejassem Concursos de leitura, Congressos de cultura, Oficinas sobre autores piauienses etc.
A Oficina 12 foi orientada por mim onde levei 10 sugestões de livros – os quais são os mais levados pelos alunos de uma escola para lerem em casa - e então foi feita pelos professores em dois grupos, os quais discutiram sobre a qualidade da obra e sua adequação para a série, ou para seus alunos especificamente, e sobre a importância de variar a apresentação da obra podendo, portanto, falar sobre as personagens, o assunto, a capa e o título etc. Escolheram a melhor forma de motivar os alunos para a leitura e prepararam a apresentação das obras e leram para os colegas. Essa atividade foi muito interessante, porque também motivou os professores para a leitura das obras e os mesmos puderam avaliar as estratégias usadas pelo grupo.
PLANO DE AULA DA OFICINA 12 FEITO PELOS CURSISTAS
O TP6 foi de extrema importância para o nosso trabalho com a Língua Portuguesa, pois uma das maiores dificuldades que nós, professores, encontramos é como executarmos as atividades de produção textual em sala de aula – como solicitar, corrigir, avaliar etc. – e o estudo desse TP nos orientou em como realizarmos esses exercícios tão relevantes para desenvolvermos a competência escritora de nossos discentes. Não é um trabalho fácil, porém é o caminho ideal para transformarmos nossos alunos em ótimos escritores; e essa transformação já pudemos observar através dos textos de nosso alunado.








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