sexta-feira, 20 de novembro de 2009

AUTOAVALIAÇÃO

Durante todo o curso Gestão de Aprendizagem Escolar – GESTAR II, estudei com regularidade os conteúdos dos TP’s e os AAA’s buscando também outras fontes de pesquisa para aprimoramento dos conhecimentos como livros e internet. Fiz as atividades (trabalhos, leituras, relatórios etc.) solicitadas pontualmente, procurei estar em dias com os meus trabalhos apesar de encontrar dificuldades quanto ao uso da internet devido a problemas locais. Apresentei um bom desempenho, uma vez que consegui concluir as minhas oficinas com êxito dentro do prazo. Não faltei a nenhum encontro nem com os formadores da UnB nem com os cursistas, portanto sou assídua e também pontual no cumprimento do horário dos encontros apesar de alguns problemas técnicos (como com o data show) terem surgidos em algumas oficinas o que dificultou um pouco o bom andamento das oficinas.
Sempre procurei estabelecer relação entre os conteúdos abordados no curso e outros conteúdos ou fatos já conhecidos por ser de grande relevância esse paralelo, uma vez que favorece comparações e mudanças nas práticas pedagógicas. Para isso são necessárias leituras e pesquisas, além daquelas propostas pelo programa e pelos tutores, e isso eu fiz com bastante empenho. Consegui trabalhar em grupo/dupla a fim de desenvolver as propostas do curso dentro dos prazos e o mais importante - consegui atender aos objetivos tendo em vista os resultados obtidos nas oficinas e na sala de aula dos professores com os alunos. Os encontros e as práticas desenvolvidas em sala de aula contribuíram para a minha aprendizagem, pois além de me motivar, mostrou-me novas maneiras – eficazes e criativas - de trabalhar o ensino de língua portuguesa a partir de textos, dando-me suporte teórico e prático por ser um grande desafio inovar esse ensino numa sociedade ainda com educadores e gestores tão tradicionais que tentam impedir o nosso trabalho.
Quanto à construção do meu Portfólio, fiz reflexões sobre todos os trabalhos feitos com os cursistas e com os alunos, observando o desenvolvimento e a evolução de ambos como produtores de conhecimento. Com certeza, o Portfólio – processo de avaliação formativa e processual – contribuiu de maneira significativa para a construção dos meus conhecimentos e para minha competência escritora já que tive de produzir muitos textos.
Em uma escala de 0 a 10, atribuo a minha aprendizagem/comprometimento em relação ao curso de formação continuada nota 9,0, porque estudei bastante, li e reli o material, pesquisei, planejei com afinco minhas oficinas, procurei motivar meus professores/cursistas, fui assídua; mas poderia ter ido além como tudo na vida, dar mais de mim e não ter deixado os obstáculos nem as críticas negativas terem, de certa forma, atingido o meu trabalho.
Nós poderíamos ter tido mais encontros com os formadores da UnB, mais apoio das escolas, mais incentivo aos professores, ter iniciado mais cedo (em março, não em junho) para que esse programa não tivesse sido, de certa forma, realizado às pressas dificultando o bom andamento e melhores resultados. Mesmo me deparando com tantos empecilhos, gostaria de expressar a minha imensa satisfação com Programa GESTAR II, pois aprendi muito, aprimorei meus conhecimentos, fiz grandes e belíssimas amizades e pude mostrar um pouquinho do que eu sou e do que posso oferecer à Educação do meu município, estado e do meu maravilhoso país.
VALEU A PENA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário