sábado, 31 de outubro de 2009

Letramento e Processos de leitura

O TP4 aborda o Letramento que considera os processos de leitura e escrita como práticas sociais e como base para todo ensino e o trabalho com texto. No encontro quinzenal, inicialmente foi feita uma reflexão a partir do texto “Quase”, de Luís Fernando Veríssimo, e logo iniciamos o TP4 com as unidades 13 e 14 analisando o conceito de Letramento a partir do filme “Narradores de Javé” que mostra o poder da escrita na vida das pessoas, a relevância de conhecer e dominar o código linguístico e destaca a importância do documento escrito - a certidão de nascimento – diante da necessidade de interação no meio social em que vivemos; e com base nas definições de leitura, escrita e cultura abordadas no TP e no roteiro de análise. Discutimos também acerca do processo de leitura debatendo onde está o significado do texto, os objetivos de leitura e a influência dos conhecimentos prévios e de sua importância na produção de significado do texto; e questionamentos foram feitos acerca da Unidade 15 – Mergulho no texto: por que e para que perguntar, como chegar à estrutura do texto e quando queremos aprender; resolvemos a atividade 3 baseada no texto “Admirável mundo louco”, de Ruth Rocha; ressaltei que as perguntas exigem de nós posturas diferentes. Os cursistas, em grupos, também responderam a 17 perguntas de Investigação sobre diversos gêneros (pubilicidade, propaganda, convite, bula de remédio, manual de instrução, smiliguido entre outros) onde alguns sentiram um pouco de dificuldade com relação a algumas perguntas como: Com que autoridade? Quais são as outras vozes?, e outras, que foram esclarecidas com as discussões e com a socialização.






Realizamos a Oficina 7 com análise do poema Cidadezinha Qualquer, coletivamente, e planejamento de exploração do mesmo em sala de aula através de situações e perguntas aos discentes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE DOS CURSISTAS DE PAES LANDIM E SOCORRO DO PIAUÍ PARA TRABALHAR O POEMA “CIDADEZINHA QUALQUER”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PRODUÇÃO TEXTUAL COM BASE NO POEMA “CIDADEZINHA QUALQUER” DA ALUNA JOSEJA JULIANA DA 7ª “C” DA UNIDADE ESCOLAR NOEME MADEIRA MOURA FÉ (SIMPLÍCIO MENDES)



Observa-se nessa produção a compreensão do poema estudado, a estrutura de uma poesia e a criatividade para a composição.


ILUSTRAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNA DA ZONA RURAL DE SIMPLÍCIO MENDES BASEADO NO POEMA DE DRUMMOND




ANÁLISE REFLEXIVA DA ATIVIDADE PELA PROFESSORA CURSISTA HOSANEIDE CARVALHO DE ARAÚJO DA ESCOLA MUNICIPAL RITA DE CÁSSIA, ZONA RURAL



PRODUÇÃO DE TEXTO NO GÊNERO POESIA DE UMA ALUNA


Percebemos, nesse texto, que o objetivo maior foi atingido - a compreensão do poema estudado - uma vez que a aluna produziu um outro texto baseado na poesia de Drummond. Esse trabalho em sala de aula pode ser aperfeiçoado através de mais práticas que abordem a interpretação e a produção de poemas, pois dificilmente pedíamos produções nesse gênero.
A Oficina 8 foi iniciada com o vídeo O que é o que é, de Gonzaguinha para receber calorosamente os professores e mostrar que nós educadores somos eternos aprendizes e que o GESTAR II é a oportunidade para aprendermos mais ainda. Debatemos sobre a unidade 16 – A produção textual: crenças, teorias e fazeres onde desfizemos algumas crenças sobre o desenvolvimento e o ensino da escrita e que têm repercussões pedagógicas; analisamos também algumas dimensões da situação sociocomunicativa como parâmetros para o planejamento e avaliação de atividades de escrita. Respondemos a atividade 4 e os professores confeccionaram cartões postais – sugestão de Avançando na prática - onde os mesmos imaginaram uma visita a uma reserva florestal onde observaram um bicho em extinção e então resolveram mandar um cartão postal para uma pessoa querida descrevendo como seria esse animal e o que achavam dele; foi muito gostoso, pois além da criatividade nas produções, foram muito carinhosos no trato com os colegas; depois das trocas, leram os cartões que receberam.





Após a discussão das duas unidades, foi realizada a Oficina 8 onde os grupos analisaram a imagem proposta, resolveram as questões, adaptaram a tarefa para sua sala de aula considerando a série e os objetivos; depois criaram uma segunda aula em que escolheram uma profissão e indagaram sobre a mesma. Em seguida, apresentaram seus planejamentos aos colegas de Oficina.
PROPOSTA DA OFICINA Nº 8 DOS CURSISTAS DE PAES LANDIM



O TP4 veio, numa linguagem simples, esclarecermo-nos sobre o que é realmente LETRAMENTO e como podemos através de atividades práticas tornar os nossos alunos letrados como os trabalhos com placas, letreiros e rótulos; além de nos ter dado orientações teóricas e práticas, de extrema relevância, acerca do trabalho com textos que é um problema frequente enfrentado por nós, professores, onde realizamos atividades de interpretação de textos que fizeram com que nós e nossos alunos investigassem, mergulhassem de fato e de verdade no mundo textual e, com isso, fomos descobrindo as falhas e as possíveis soluções para esse problema tão sério – a falta de leitura de nossos alunos decorrente da desmotivação e de atividades impertinentes à realidade dos mesmos.








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