quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESSA É A MINHA QUERIDA SIMPLÍCIO MENDES!


Simplício Mendes adquiriu definitivamente sua autonomia administrativa através do Decreto Estadual nº 1478, assinado pelo então governador Landri Sales com grande comemoração pelo povo. A antiga Nova Vila recebeu o nome de Simplício Mendes em homenagem ao ilustre médico oeirense Simplício de Sousa Mendes, pai do então governador Álvaro Mendes.
Essa cidade pobre do sertão nordestino, tem na generosidade do seu povo sua maior riqueza. Hoje o município se destaca pela sua cultura e arte, abrigando vários músicos, poetas, pintores, artesões e escritores como Noéliton Queiroz, Márcio Mendes, Francis Lopes, Nill Queiroz, Lourinaldo Pitta, Lilian Araújo Moura Fé Santana, Sebastião Mendes da Costa, Luciana Belê, dentre muitos outros talentos de nossa cidade. Sua gente é receptiva e acolhe a todos que aqui chegam (e eu, Clênia Maria, sou a prova dessa calorosa acolhida).
Tem como principais festividades as Festas do Divino e do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus, Vaquejada do Parque Maxixeiro, Festa dos Vaqueiros, Simplificado e Aniversário da cidade; e tem como um dos destaques artísticos o Balé Municipal. Apesar de ser um município pequeno, é pólo em sua microrregião e exerce muita influência sobre as cidades vizinhas, sendo um centro comercial de referência para as mesmas.
Simplício Mendes é atualmente um dos grandes centros produtores de mel de abelha do estado. Produz mel de excelente qualidade, sendo comercializado no município e no estado, como também exportado para a Europa e Estados Unidos.
TODOS QUE AQUI CHEGAM SE APAIXONAM E NÃO QUEREM MAIS SAIR.

Um comentário:

  1. Muito bacana!
    Gosto muito desta cidade, morei há muito tempo num município daí chamado Perímetro Irrigado Vale do Fidalgo, mas conhecido como Morro dos Cavalos, onde minha mãe trabalhou como Agente Administrativa do DNOCS, função que até então exerce. Atualmente moro na cidade de Alvorada do Gurguéia, no sul do estado, mas ainda sinto saudades dessa região, onde vivi toda a minha infância. Mas não vou demorar visitar esta linda cidade e esse povo maravilhoso que são os simplício-mendenses.
    Júlio César

    ResponderExcluir