ALUNOS DE 7ª e 8ª SÉRIES QUE CONFECCIONARAM OS CARTAZES DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Essas atividades foram de leitura e debate sobre Gêneros e Tipos Textuais com a identificação em grupos dos gêneros e dos tipos em vários textos (onde levei uma variedade de gêneros), confecção de cartazes e depois apresentação dos grupos. No início, os professores sentiram um pouco de dificuldade com relação aos gêneros por ser realmente uma novidade, mas o trabalho foi muito proveitoso uma vez que se empenharam bastante e produziram belíssimos trabalhos. Com os alunos não foi diferente, também sentiram dificuldades, mas através do empenho e de atividades realmente práticas sugeridas pelo GESTAR II, compreenderam, identificaram os gêneros e os tipos, e apresentaram muito bem os trabalhos e se saíram bem nas avaliações sobre o conteúdo.
GÊNERO LITERÁRIO: O CORDEL
TRABALHOS COM OS PROFESSORES CURSISTAS
PRODUÇÃO DE CORDEL DA ALUNA MARIA DE FÁTIMA
ESCOLA MUNICIPAL ISAÍAS COELHO (SIMPLÍCIO MENDES)
ESCOLA MUNICIPAL ISAÍAS COELHO
Nesta atividade, após explicar sobre o Cordel, fiz o varal dos cordéis, li alguns; depois pedi que produzissem em grupo um cordel de duas sextilhas sobre um tema livre; a seguir, leram seus poemas e depois expuseram no varal também. Assim também os alunos foram motivados e orientados a fazerem, como exemplo temos acima a produção de uma aluna da 7ª série, Maria de Fátima e também apresentaram os seus cordéis. Segundo os professores, os alunos ficaram tão entusiasmados com a literatura de cordel, que além do trabalho em sala de aula, os alunos levaram para casa os cordéis e no outro dia fizeram a troca com os colegas para que pudessem ler o maior número de estórias possível. Com esse trabalho, com certeza, foi instigado o hábito de leitura e, principalmente, o prazer pela leitura.
A Oficina 6 do TP3 deu início com a mensagem de acolhida através do vídeo “Capturando o vento” e a leitura de poesias como uma prática pedagógica que pode ser adotada semanalmente na sala de aula para que os discentes aprendam a ler por prazer e não por obrigação ou punição escolar. Depois, houve a socialização da oficina 5, dos avançando na prática e das sugestões dos AAA’s realizados pelos cursistas com seus alunos. Em seguida, explanamos as unidades 11 e 12 do TP3 discutindo os Tipos textuais onde foi dividido a turma em 3 grupos correspondentes às 3 seções da unidade para análise e resolução de algumas atividades para a identificação das sequências tipológicas; e também a Inter-relação entre gêneros e tipos textuais observando a existência do texto híbrido e a presença no mesmo de várias sequências tipológicas com predominância de uma através da análise de uma Carta pessoal; e a intertextualidade entre gêneros textuais e resolvemos alguns Avançando na prática. Após, realizamos a Oficina 6 por meio de um debate sobre o texto “ O salário mínimo”, do humorista Jô Soares e também através da identificação do gênero e da sequência tipológica predominantes.
OFICINA 6 COM OS CURSISTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário