terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gêneros e Tipos Textuais

O TP3 discute temas, com certo grau de dificuldade porém essenciais para a aprendizagem dos alunos, uma vez que aborda uma discussão moderna sobre Gêneros e Tipos Textuais. Nos encontros, destaquei a diferença entre gênero e tipo textuais exemplificando e associando-os à competência sociocomunicativa para que ficasse claro que o uso dos diversos textos deve ser feito de acordo com a situação de comunicação. Outro ponto importante foi o tema transversal – o Trabalho que desperta grande interesse em jovens e adolescentes. A Intertextualidade também ganhou destaque nesse TP por ser essencial para a compreensão de textos; além de incentivar o trabalho na sala de aula com o gênero literário em especial o Cordel que é muito discriminado e quase não se trabalha no ambiente escolar.
Na segunda etapa, os professores se apresentaram através da pergunta norteadora, responderam a uma Avaliação Diagnóstica, foi explicado detalhadamente sobre o Projeto, o Portfólio e também sobre os TP’s e o AAA’s. Em seguida, foram explicadas as unidades 9 e 10 através de aula expositiva, houve a leitura de textos, resolução de algumas atividades como a divisão de grupos para a identificação e caracterização dos gêneros em vários textos.

Foi feita também leitura de cordéis, exposição do varal dos cordéis e elaboração pelos cursistas de duas sextilhas de poesia de cordel sobre temas livres. Foi passado o vídeo das Fábulas Modernas relacionando-as às fábulas do TP e os slides das Expressões Idiomáticas para explicar provérbios ou ditos populares e diferenciá-los da literatura de cordel. Os professores também assistiram ao vídeo do Ariano Suassuna falando acerca da “Valorização da cultura brasileira” colocando em discussão como nos deixamos levar pela cultura estrangeira e acabamos deixando de lado a tão rica cultura do nosso país. Foi realizada a Oficina 5 em grupos com a leitura dos textos 1 – Poema tirado de uma notícia de jornal e 2 – Bom dia- e o planejamento de atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que esses exemplos realizam. Finalizou-se com a entrega de mensagens de motivação (smiliguidos) para os professores cursistas e a avaliação do dia pelos mesmos.

PROFESSORES CURSISTAS CONFECCIONANDO OS CARTAZES SOBRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS





ALUNOS DE 7ª e 8ª SÉRIES QUE CONFECCIONARAM OS CARTAZES DOS GÊNEROS TEXTUAIS




Essas atividades foram de leitura e debate sobre Gêneros e Tipos Textuais com a identificação em grupos dos gêneros e dos tipos em vários textos (onde levei uma variedade de gêneros), confecção de cartazes e depois apresentação dos grupos. No início, os professores sentiram um pouco de dificuldade com relação aos gêneros por ser realmente uma novidade, mas o trabalho foi muito proveitoso uma vez que se empenharam bastante e produziram belíssimos trabalhos. Com os alunos não foi diferente, também sentiram dificuldades, mas através do empenho e de atividades realmente práticas sugeridas pelo GESTAR II, compreenderam, identificaram os gêneros e os tipos, e apresentaram muito bem os trabalhos e se saíram bem nas avaliações sobre o conteúdo.
GÊNERO LITERÁRIO: O CORDEL
TRABALHOS COM OS PROFESSORES CURSISTAS



















PRODUÇÃO DE CORDEL DA ALUNA MARIA DE FÁTIMA
ESCOLA MUNICIPAL ISAÍAS COELHO (SIMPLÍCIO MENDES)



APRESENTAÇÃO DOS CORDÉIS PELOS ALUNOS DA 8ª SÉRIE
ESCOLA MUNICIPAL ISAÍAS COELHO




Nesta atividade, após explicar sobre o Cordel, fiz o varal dos cordéis, li alguns; depois pedi que produzissem em grupo um cordel de duas sextilhas sobre um tema livre; a seguir, leram seus poemas e depois expuseram no varal também. Assim também os alunos foram motivados e orientados a fazerem, como exemplo temos acima a produção de uma aluna da 7ª série, Maria de Fátima e também apresentaram os seus cordéis. Segundo os professores, os alunos ficaram tão entusiasmados com a literatura de cordel, que além do trabalho em sala de aula, os alunos levaram para casa os cordéis e no outro dia fizeram a troca com os colegas para que pudessem ler o maior número de estórias possível. Com esse trabalho, com certeza, foi instigado o hábito de leitura e, principalmente, o prazer pela leitura.
A Oficina 6 do TP3 deu início com a mensagem de acolhida através do vídeo “Capturando o vento” e a leitura de poesias como uma prática pedagógica que pode ser adotada semanalmente na sala de aula para que os discentes aprendam a ler por prazer e não por obrigação ou punição escolar. Depois, houve a socialização da oficina 5, dos avançando na prática e das sugestões dos AAA’s realizados pelos cursistas com seus alunos. Em seguida, explanamos as unidades 11 e 12 do TP3 discutindo os Tipos textuais onde foi dividido a turma em 3 grupos correspondentes às 3 seções da unidade para análise e resolução de algumas atividades para a identificação das sequências tipológicas; e também a Inter-relação entre gêneros e tipos textuais observando a existência do texto híbrido e a presença no mesmo de várias sequências tipológicas com predominância de uma através da análise de uma Carta pessoal; e a intertextualidade entre gêneros textuais e resolvemos alguns Avançando na prática. Após, realizamos a Oficina 6 por meio de um debate sobre o texto “ O salário mínimo”, do humorista Jô Soares e também através da identificação do gênero e da sequência tipológica predominantes.
OFICINA 6 COM OS CURSISTAS

ATIVIDADE REALIZADA COM ALUNOS



Os assuntos abordados pelo TP3 foram de grande importância para nossa formação como educadores uma vez que nos trouxe uma grande novidade que foram os GÊNEROS e TIPOS TEXTUAIS, ajudando-nos a compreendermos, diferenciarmos e identificá-los nas diferentes situações sociocomunicativas.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário