sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Finalmente, concluí com êxito mais um trabalho profissional na área da Educação, estou satisfeita e espero ter contribuído de fato para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa nas escolas nas quais eu consegui chegar através desse programa. Não foi fácil, mas só damos valor àquilo que conseguimos com muito sacrifício. Muitos obstáculos surgiram: críticas, desânimo, pensamentos negativos, porém o importante é que ultrapassei tudo que tentou atrapalhar o bom desempenho desse trabalho. Mas esse mérito não é meu, devo tudo, mas tudo mesmo ao meu Senhor Jesus Cristo que me deu e tem me dado força e coragem para continuar lutando pelos meus sonhos. Obrigadão Deus por tudo; obrigada a minha querida mãe que me incentivou a não desistir; Maurício e Fábio pelos conhecimentos a mim passados; a Luzia Barbosa e a Rosinalva Mauriz pelo apoio que me deram, pois sem o mesmo teria sido impossível realizar esse brilhante trabalho; e um obrigada especial aos meus queridos cursistas e alunos que fizeram desse programa um verdadeiro espetáculo e vocês – cursistas e alunos – foram os principais protagonistas dessa história que não termina aqui, ela está apenas começando.

AUTOAVALIAÇÃO

Durante todo o curso Gestão de Aprendizagem Escolar – GESTAR II, estudei com regularidade os conteúdos dos TP’s e os AAA’s buscando também outras fontes de pesquisa para aprimoramento dos conhecimentos como livros e internet. Fiz as atividades (trabalhos, leituras, relatórios etc.) solicitadas pontualmente, procurei estar em dias com os meus trabalhos apesar de encontrar dificuldades quanto ao uso da internet devido a problemas locais. Apresentei um bom desempenho, uma vez que consegui concluir as minhas oficinas com êxito dentro do prazo. Não faltei a nenhum encontro nem com os formadores da UnB nem com os cursistas, portanto sou assídua e também pontual no cumprimento do horário dos encontros apesar de alguns problemas técnicos (como com o data show) terem surgidos em algumas oficinas o que dificultou um pouco o bom andamento das oficinas.
Sempre procurei estabelecer relação entre os conteúdos abordados no curso e outros conteúdos ou fatos já conhecidos por ser de grande relevância esse paralelo, uma vez que favorece comparações e mudanças nas práticas pedagógicas. Para isso são necessárias leituras e pesquisas, além daquelas propostas pelo programa e pelos tutores, e isso eu fiz com bastante empenho. Consegui trabalhar em grupo/dupla a fim de desenvolver as propostas do curso dentro dos prazos e o mais importante - consegui atender aos objetivos tendo em vista os resultados obtidos nas oficinas e na sala de aula dos professores com os alunos. Os encontros e as práticas desenvolvidas em sala de aula contribuíram para a minha aprendizagem, pois além de me motivar, mostrou-me novas maneiras – eficazes e criativas - de trabalhar o ensino de língua portuguesa a partir de textos, dando-me suporte teórico e prático por ser um grande desafio inovar esse ensino numa sociedade ainda com educadores e gestores tão tradicionais que tentam impedir o nosso trabalho.
Quanto à construção do meu Portfólio, fiz reflexões sobre todos os trabalhos feitos com os cursistas e com os alunos, observando o desenvolvimento e a evolução de ambos como produtores de conhecimento. Com certeza, o Portfólio – processo de avaliação formativa e processual – contribuiu de maneira significativa para a construção dos meus conhecimentos e para minha competência escritora já que tive de produzir muitos textos.
Em uma escala de 0 a 10, atribuo a minha aprendizagem/comprometimento em relação ao curso de formação continuada nota 9,0, porque estudei bastante, li e reli o material, pesquisei, planejei com afinco minhas oficinas, procurei motivar meus professores/cursistas, fui assídua; mas poderia ter ido além como tudo na vida, dar mais de mim e não ter deixado os obstáculos nem as críticas negativas terem, de certa forma, atingido o meu trabalho.
Nós poderíamos ter tido mais encontros com os formadores da UnB, mais apoio das escolas, mais incentivo aos professores, ter iniciado mais cedo (em março, não em junho) para que esse programa não tivesse sido, de certa forma, realizado às pressas dificultando o bom andamento e melhores resultados. Mesmo me deparando com tantos empecilhos, gostaria de expressar a minha imensa satisfação com Programa GESTAR II, pois aprendi muito, aprimorei meus conhecimentos, fiz grandes e belíssimas amizades e pude mostrar um pouquinho do que eu sou e do que posso oferecer à Educação do meu município, estado e do meu maravilhoso país.
VALEU A PENA!

PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR II

PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

Os professores cursistas desse programa elaboraram, sob a minha orientação, um total de 4 (quatro) projetos: Simplício Mendes (dois), Paes Landim (um) e Socorro do Piauí (um).
Em Paes Landim, foi realizado o Projeto: Os Gêneros Textuais em sala de aula na Unidade Escolar Helvídio Nunes, onde foram trabalhados vários gêneros como literatura de cordel, poesia, propaganda, teatro, conto, crônica, fábula, paródia, jogral, anedotas dentre outros com muitas leituras e produções textuais; a culminância aconteceu no dia 05 de novembro com belíssimas apresentações – encenações e declamações.
CENÁRIO DO PROJETO



PÚBLICO DO EVENTO



DEPOIMENTO DA CURSISTA ELSINETE



DRAMATIZAÇÃO DO ROMANCE “A MORENINHA”,
DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO



APRESENTAÇÃO DA PARÓDIA DA MÚSICA “MALUCO BELEZA”,
DE RAUL SEIXAS


APRESENTAÇÃO DO JOGRAL “O ESTATUTO DO HOMEM”


DRAMATIZAÇÃO DO CONTO “O CASO DO ESPELHO”

DECLAMAÇÃO DE POESIA


APRESENTAÇÃO DA MÚSICA “ERA UMA VEZ”, DE SANDY & JÚNIOR POR CURSISTAS E ALUNOS COM A PARTICIPAÇÃO DA FORMADORA E DA COORDENADORA DO GESTAR II


DRAMATIZAÇÃO DA FÁBULA “A FORMIGUINHA E A NEVE”


DEMONSTRAÇÃO DE UMA PROPAGANDA DA AVON


A FORMADORA CLÊNIA MARIA


A GALERA DO GESTAR II DE PAES LANDIM


ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PROJETO:
PRODUÇÃO DE PARÓDIA


Na cidade de Socorro do Piauí, onde a culminância ocorreu no mesmo dia, foi desenvolvido o Projeto: Prática da leitura e da escrita no folclore na Unidade Escolar Francisco Teixeira abordando diversos gêneros textuais no estudo de importantes obras literárias como “O Sítio do pica-pau amarelo”, a “Lenda de Iara” e teve como destaque um autor consagrado de nossa Literatura infantil – Monteiro Lobato. Houve apresentações de peças teatrais, vida e obra do autor e trava-línguas.
ABERTURA DO PROJETO: A PRÁTICA DA ESCRITA E DA LEITURA NO FOLCLORE

CENÁRIO DO EVENTO




ENCENAÇÃO DA OBRA “O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”,
DE MONTEIRO LOBATO



DEPOIMENTO DO CURSISTA DENIVALDO

A FORMADORA E OS CURSISTAS DE SOCORRO DO PIAUÍ


A FORMADORA E OS ALUNOS


Em Simplício Mendes, foram realizados 2 (dois) projetos: Uma lição de vida no trânsito e Origem e cultura de Simplício Mendes. O primeiro surgiu da necessidade de se debater um problema gritante em nossa cidade – a violência no trânsito, os altos índices de acidentes e mortes – e de conscientizar a sociedade simpliciomendense de que precisamos mudar o nosso comportamento no trânsito. Esse trabalhou resultou em ótimas produções de paródia, poesia, dramatização a partir de fatos e depoimentos reais de acidentes de trânsito.

ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PROJETO:
PRODUÇÃO DE PARÓDIA E CONFECÇÃO DE CARTAZES



ABERTURA DO PROJETO: UMA LIÇÃO DE VIDA NO TRÂNSITO
DA UNIDADE ESCOLAR ÁLVARO MENDES


DECLAMAÇÃO DE POESIA


ENCENAÇÃO COM FANTOCHES


AS CURSISTAS GIRLENE E LUSIMAR

A COORDENADORA DO GESTAR DA 12ª GRE – LUZIA BARBOSA-
E A CURSISTA LUSIMAR

PÚBLICO DO EVENTO


O segundo trabalhou com pesquisas sobre a origem de nossa cidade resgatando a cultura local e os artistas da terra como Noéliton Queiroz, Neil Queiroz, Márcio Mendes, Sebastião Mendes, Antonio Almeida, Francis Lopes dentre outros, colocando nossos alunos em contato não só com as obras, mas com os próprios artistas, fazendo com que os nossos discentes produzissem textos em prosa, poesias, paródias, repentes, etc. levando sempre em consideração a Coesão, a Coerência e as etapas de Produção Textual.
ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA DURANTE O PROJETO:
PRODUÇÃO DE PARÓDIA





CENÁRIO DO PROJETO: ORIGEM E CULTURA DE SIMPLÍCIO MENDES DA UNIDADE ESCOLAR NOEME MADEIRA MOURA FÉ



PÚBLICO DO EVENTO
DEPOIMENTO DOS ALUNOS

COREOGRAFIA DA MÚSICA “BARREIRO BRANCO”,
DO ARTISTA DA TERRA FRANCIS LOPES

APRESENTAÇÃO DA MÚSICA “CUIDA DE MIM”,
BANDA DA TERRA OS PEREIRAS DA SILVA


APRESENTAÇÃO DO REPENTE “A SAGA DE JOÃO RISCA FACA”,
DE NOÉLITON QUEIROZ

APRESENTAÇÃO DE PARÓDIA


DECLAMAÇÃO DE POESIA


PEÇA TEATRAL "ACILINO, O VAQUEIRO"



ARTISTAS DA TERRA:
MARIETA VERAS, MÁRCIO MENDES E ANTONIO ALMEIDA


CURSISTAS DE SIMPLÍCIO MENDES: IOLANDA, JOSÉLIA E EDILENE
E A FORMADORA CLÊNIA MARIA


FORMADORA, CURSISTAS E ALUNOS CANTANDO O SAMBA “BARREIRO BRANCO”, DE FRANCIS LOPES EM HOMENAGEM A SIMPLÍCIO MENDES


ABERTURA DO PROJETO: ORIGEM E CULTURA DE SIMPLÍCIO MENDES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS ELIAS FILHO E TARCILA BATISTA DOS SANTOS


COREOGRAFIA DO HINO DE SIMPLÍCIO MENDES


DEPOIMENTO DA CURSISTA LÚCIA DE FÁTIMA


DRAMATIZAÇÃO DO CONTO “O CASO DO ESPELHO”


DECLAMAÇÃO DE POESIA


APRESENTAÇÃO DE PARÓDIA


APRESENTAÇÃO DO REPENTE – TRADIÇÃO NA COMUNIDADE DO PEADOR

ABRAÇO CARINHOSO DAS CURSISTAS DE SIMPLÍCIO MENDES
Obtivemos excelentes resultados com todos esses projetos, pois os nossos alunos passaram a produzir melhor os textos, a se expressarem com mais facilidade e desenvoltura e tiveram a oportunidade de externarem seus talentos. Eu, como formadora do programa, estou sentindo-me realizada e feliz, porque os meus cursistas fizeram o GESTAR II acontecer em cada escola em que atuam e os nossos discentes, principalmente da zona rural – muitas vezes tão esquecidos – tiveram a chance de mostrar que também são capazes. E o resultado foram esses magníficos trabalhos.