sábado, 31 de outubro de 2009

Letramento e Processos de leitura

O TP4 aborda o Letramento que considera os processos de leitura e escrita como práticas sociais e como base para todo ensino e o trabalho com texto. No encontro quinzenal, inicialmente foi feita uma reflexão a partir do texto “Quase”, de Luís Fernando Veríssimo, e logo iniciamos o TP4 com as unidades 13 e 14 analisando o conceito de Letramento a partir do filme “Narradores de Javé” que mostra o poder da escrita na vida das pessoas, a relevância de conhecer e dominar o código linguístico e destaca a importância do documento escrito - a certidão de nascimento – diante da necessidade de interação no meio social em que vivemos; e com base nas definições de leitura, escrita e cultura abordadas no TP e no roteiro de análise. Discutimos também acerca do processo de leitura debatendo onde está o significado do texto, os objetivos de leitura e a influência dos conhecimentos prévios e de sua importância na produção de significado do texto; e questionamentos foram feitos acerca da Unidade 15 – Mergulho no texto: por que e para que perguntar, como chegar à estrutura do texto e quando queremos aprender; resolvemos a atividade 3 baseada no texto “Admirável mundo louco”, de Ruth Rocha; ressaltei que as perguntas exigem de nós posturas diferentes. Os cursistas, em grupos, também responderam a 17 perguntas de Investigação sobre diversos gêneros (pubilicidade, propaganda, convite, bula de remédio, manual de instrução, smiliguido entre outros) onde alguns sentiram um pouco de dificuldade com relação a algumas perguntas como: Com que autoridade? Quais são as outras vozes?, e outras, que foram esclarecidas com as discussões e com a socialização.






Realizamos a Oficina 7 com análise do poema Cidadezinha Qualquer, coletivamente, e planejamento de exploração do mesmo em sala de aula através de situações e perguntas aos discentes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE DOS CURSISTAS DE PAES LANDIM E SOCORRO DO PIAUÍ PARA TRABALHAR O POEMA “CIDADEZINHA QUALQUER”, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PRODUÇÃO TEXTUAL COM BASE NO POEMA “CIDADEZINHA QUALQUER” DA ALUNA JOSEJA JULIANA DA 7ª “C” DA UNIDADE ESCOLAR NOEME MADEIRA MOURA FÉ (SIMPLÍCIO MENDES)



Observa-se nessa produção a compreensão do poema estudado, a estrutura de uma poesia e a criatividade para a composição.


ILUSTRAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNA DA ZONA RURAL DE SIMPLÍCIO MENDES BASEADO NO POEMA DE DRUMMOND




ANÁLISE REFLEXIVA DA ATIVIDADE PELA PROFESSORA CURSISTA HOSANEIDE CARVALHO DE ARAÚJO DA ESCOLA MUNICIPAL RITA DE CÁSSIA, ZONA RURAL



PRODUÇÃO DE TEXTO NO GÊNERO POESIA DE UMA ALUNA


Percebemos, nesse texto, que o objetivo maior foi atingido - a compreensão do poema estudado - uma vez que a aluna produziu um outro texto baseado na poesia de Drummond. Esse trabalho em sala de aula pode ser aperfeiçoado através de mais práticas que abordem a interpretação e a produção de poemas, pois dificilmente pedíamos produções nesse gênero.
A Oficina 8 foi iniciada com o vídeo O que é o que é, de Gonzaguinha para receber calorosamente os professores e mostrar que nós educadores somos eternos aprendizes e que o GESTAR II é a oportunidade para aprendermos mais ainda. Debatemos sobre a unidade 16 – A produção textual: crenças, teorias e fazeres onde desfizemos algumas crenças sobre o desenvolvimento e o ensino da escrita e que têm repercussões pedagógicas; analisamos também algumas dimensões da situação sociocomunicativa como parâmetros para o planejamento e avaliação de atividades de escrita. Respondemos a atividade 4 e os professores confeccionaram cartões postais – sugestão de Avançando na prática - onde os mesmos imaginaram uma visita a uma reserva florestal onde observaram um bicho em extinção e então resolveram mandar um cartão postal para uma pessoa querida descrevendo como seria esse animal e o que achavam dele; foi muito gostoso, pois além da criatividade nas produções, foram muito carinhosos no trato com os colegas; depois das trocas, leram os cartões que receberam.





Após a discussão das duas unidades, foi realizada a Oficina 8 onde os grupos analisaram a imagem proposta, resolveram as questões, adaptaram a tarefa para sua sala de aula considerando a série e os objetivos; depois criaram uma segunda aula em que escolheram uma profissão e indagaram sobre a mesma. Em seguida, apresentaram seus planejamentos aos colegas de Oficina.
PROPOSTA DA OFICINA Nº 8 DOS CURSISTAS DE PAES LANDIM



O TP4 veio, numa linguagem simples, esclarecermo-nos sobre o que é realmente LETRAMENTO e como podemos através de atividades práticas tornar os nossos alunos letrados como os trabalhos com placas, letreiros e rótulos; além de nos ter dado orientações teóricas e práticas, de extrema relevância, acerca do trabalho com textos que é um problema frequente enfrentado por nós, professores, onde realizamos atividades de interpretação de textos que fizeram com que nós e nossos alunos investigassem, mergulhassem de fato e de verdade no mundo textual e, com isso, fomos descobrindo as falhas e as possíveis soluções para esse problema tão sério – a falta de leitura de nossos alunos decorrente da desmotivação e de atividades impertinentes à realidade dos mesmos.








terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gêneros e Tipos Textuais

O TP3 discute temas, com certo grau de dificuldade porém essenciais para a aprendizagem dos alunos, uma vez que aborda uma discussão moderna sobre Gêneros e Tipos Textuais. Nos encontros, destaquei a diferença entre gênero e tipo textuais exemplificando e associando-os à competência sociocomunicativa para que ficasse claro que o uso dos diversos textos deve ser feito de acordo com a situação de comunicação. Outro ponto importante foi o tema transversal – o Trabalho que desperta grande interesse em jovens e adolescentes. A Intertextualidade também ganhou destaque nesse TP por ser essencial para a compreensão de textos; além de incentivar o trabalho na sala de aula com o gênero literário em especial o Cordel que é muito discriminado e quase não se trabalha no ambiente escolar.
Na segunda etapa, os professores se apresentaram através da pergunta norteadora, responderam a uma Avaliação Diagnóstica, foi explicado detalhadamente sobre o Projeto, o Portfólio e também sobre os TP’s e o AAA’s. Em seguida, foram explicadas as unidades 9 e 10 através de aula expositiva, houve a leitura de textos, resolução de algumas atividades como a divisão de grupos para a identificação e caracterização dos gêneros em vários textos.

Foi feita também leitura de cordéis, exposição do varal dos cordéis e elaboração pelos cursistas de duas sextilhas de poesia de cordel sobre temas livres. Foi passado o vídeo das Fábulas Modernas relacionando-as às fábulas do TP e os slides das Expressões Idiomáticas para explicar provérbios ou ditos populares e diferenciá-los da literatura de cordel. Os professores também assistiram ao vídeo do Ariano Suassuna falando acerca da “Valorização da cultura brasileira” colocando em discussão como nos deixamos levar pela cultura estrangeira e acabamos deixando de lado a tão rica cultura do nosso país. Foi realizada a Oficina 5 em grupos com a leitura dos textos 1 – Poema tirado de uma notícia de jornal e 2 – Bom dia- e o planejamento de atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que esses exemplos realizam. Finalizou-se com a entrega de mensagens de motivação (smiliguidos) para os professores cursistas e a avaliação do dia pelos mesmos.

PROFESSORES CURSISTAS CONFECCIONANDO OS CARTAZES SOBRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS





ALUNOS DE 7ª e 8ª SÉRIES QUE CONFECCIONARAM OS CARTAZES DOS GÊNEROS TEXTUAIS




Essas atividades foram de leitura e debate sobre Gêneros e Tipos Textuais com a identificação em grupos dos gêneros e dos tipos em vários textos (onde levei uma variedade de gêneros), confecção de cartazes e depois apresentação dos grupos. No início, os professores sentiram um pouco de dificuldade com relação aos gêneros por ser realmente uma novidade, mas o trabalho foi muito proveitoso uma vez que se empenharam bastante e produziram belíssimos trabalhos. Com os alunos não foi diferente, também sentiram dificuldades, mas através do empenho e de atividades realmente práticas sugeridas pelo GESTAR II, compreenderam, identificaram os gêneros e os tipos, e apresentaram muito bem os trabalhos e se saíram bem nas avaliações sobre o conteúdo.
GÊNERO LITERÁRIO: O CORDEL
TRABALHOS COM OS PROFESSORES CURSISTAS



















PRODUÇÃO DE CORDEL DA ALUNA MARIA DE FÁTIMA
ESCOLA MUNICIPAL ISAÍAS COELHO (SIMPLÍCIO MENDES)



APRESENTAÇÃO DOS CORDÉIS PELOS ALUNOS DA 8ª SÉRIE
ESCOLA MUNICIPAL ISAÍAS COELHO




Nesta atividade, após explicar sobre o Cordel, fiz o varal dos cordéis, li alguns; depois pedi que produzissem em grupo um cordel de duas sextilhas sobre um tema livre; a seguir, leram seus poemas e depois expuseram no varal também. Assim também os alunos foram motivados e orientados a fazerem, como exemplo temos acima a produção de uma aluna da 7ª série, Maria de Fátima e também apresentaram os seus cordéis. Segundo os professores, os alunos ficaram tão entusiasmados com a literatura de cordel, que além do trabalho em sala de aula, os alunos levaram para casa os cordéis e no outro dia fizeram a troca com os colegas para que pudessem ler o maior número de estórias possível. Com esse trabalho, com certeza, foi instigado o hábito de leitura e, principalmente, o prazer pela leitura.
A Oficina 6 do TP3 deu início com a mensagem de acolhida através do vídeo “Capturando o vento” e a leitura de poesias como uma prática pedagógica que pode ser adotada semanalmente na sala de aula para que os discentes aprendam a ler por prazer e não por obrigação ou punição escolar. Depois, houve a socialização da oficina 5, dos avançando na prática e das sugestões dos AAA’s realizados pelos cursistas com seus alunos. Em seguida, explanamos as unidades 11 e 12 do TP3 discutindo os Tipos textuais onde foi dividido a turma em 3 grupos correspondentes às 3 seções da unidade para análise e resolução de algumas atividades para a identificação das sequências tipológicas; e também a Inter-relação entre gêneros e tipos textuais observando a existência do texto híbrido e a presença no mesmo de várias sequências tipológicas com predominância de uma através da análise de uma Carta pessoal; e a intertextualidade entre gêneros textuais e resolvemos alguns Avançando na prática. Após, realizamos a Oficina 6 por meio de um debate sobre o texto “ O salário mínimo”, do humorista Jô Soares e também através da identificação do gênero e da sequência tipológica predominantes.
OFICINA 6 COM OS CURSISTAS

ATIVIDADE REALIZADA COM ALUNOS



Os assuntos abordados pelo TP3 foram de grande importância para nossa formação como educadores uma vez que nos trouxe uma grande novidade que foram os GÊNEROS e TIPOS TEXTUAIS, ajudando-nos a compreendermos, diferenciarmos e identificá-los nas diferentes situações sociocomunicativas.


















































segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aula Inaugural do Gestão de Aprendizagem Escolar - GESTAR II


A Aula Inaugural e a 1ª Oficina dos TP’s no pólo de Simplício Mendes aconteceram no dia 13/06/2009 das 8h às 17h e em Paes Landim no dia 12/06/2009 no mesmo horário e para esse evento foi confeccionado um convite formal para os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental maior e convidados de honra convocando todos a se fazerem presentes ao Núcleo de Profissionalização Profº Arnaldo Ferreira de Carvalho.

Às 8h houve a apresentação do programa GESTAR II com a presença do supervisor de ensino Gilcivan; da secretaria municipal da educação, a professora Rosinalva Mauriz; do professor e vereador Antilhon; do secretário da saúde, Avelar Lopes; e dos diretores, coordenadores e professores da rede municipal e estadual. Foi explanada toda a organização do programa: objetivos, modalidade, projeto e portfólio; e os kit’s foram entregues aos docentes e, em seguida, houve um coffee break.